Seja bem vindo.

sábado, 17 de janeiro de 2009

18-Dicas de bordado - Fios macios e suaves

Muito se tem falado sobre o acabamento do ponto cruz, tanto na hora de arrematar como na hora de finalizar o seu trabalho, utilizando um bonito bordado inglês ou uma fita vistosa. Existe aquele ditado que diz: “Uma boa bordadeira se vê pelo avesso.” Eu vou um pouquinho mais longe do que isso. Acho mesmo que uma boa bordadeira se vê tanto pelo avesso como pela frente de um trabalho. A preocupação com o avesso chega a ser tão grande que muitas vezes prejudica a frente. E de nada adianta você ter uma avesso perfeitíssimo se a frente não está à altura! Afinal de contas, usamos o bordado exatamente pela frente!!

Muitas vezes olhamos para dois bordados aparentemente iguais, mas um está bonito e o outro não. O que faz a diferença? É um somatório de fatores, mas uma coisinha de nada é sem dúvida nenhuma a responsável por grande parte da beleza do resultado final.

Na verdade estamos falando do “pentear” das linhas!! Aposto que você nunca imaginou que elas precisavam ser penteadas; pois precisam sim. Inclusive este cuidado vai melhorar sensivelmente a quantidade de nozinhos que sempre aparecem durante o bordado. A maneira mais prática é ter sempre à mão um estojinho plástico (daqueles onde vem filme fotográfico ou brinquedo de Kinder ovo) ou outro mini-recipiente qualquer onde você vai guardar uma esponja úmida. A tampa vai evitar a evaporação da água e sempre que você já estiver com o número de fios separados e prontos para bordar, passe antes por esta esponjinha, sem precisar encharcar a linha e nem esperar que a umidade se seque. É essa umidade que vai dar uniformidade ao bordado, pois os fios vão ficar bem paralelos um ao outro e você com certeza vai notar a diferença! Portanto, o negócio é pentear as linhas! Experimente...

Norma Aloy Antunes – Revista Arte de Bordar nº 31 – ano: 1996

Todo o mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo. (Oscar Wilde)